The DataPhys Project

  • Dataphys
Desde cedo aprendemos que quando o interlocutor não entende o que queremos dizer é melhor fazer um desenho, não é mesmo?
A visualização de dados não só transforma conjuntos de dados complexos em diagramas gráficos de fácil entendimento, mas também cria visualizações relativamente bonitas.
Semelhante a visualização de dados, mas não puramente visual, temos a fisicalização de dados, este termo diferente e talvez desconhecido por alguns nos ajuda a compreender e comunicar dados e informações utilizando representações físicas, o que possibilita interações diferentes das habituais.
Atualmente nos é apresentado da mesma forma, em gráficos de barras, os resultados das eleições e os números dos assassinatos no pais da última década e, com o excesso de informação que recebemos hoje em dia fica cada vez mais difícil uma representação de dados/fatos nos chamar a atenção, seja ela visual ou até mesmo física.
“O desafio é transcender os canais seja da visão ou tato e explorar formas mais humanas e emocionais de comunicar os dados.”